domingo, 13 de fevereiro de 2011

Gêneros Textuais?

Portuga, sempre que pergunto para os meus alunos o que são gêneros textuais, eles sambam, gingam, suspiram, mas nunca vão direto ao ponto. Quando peço um exemplo, de vez em quando surgem uns palpites ainda um pouco envergonhados. Acho que está na hora de recordar...

Gêneros textuais são modelos de texto cuja função comunicativa é socioculturalmente reconhecida por uma comunidade. Além de terem suas funções estabelecidas, os gêneros também caracterizam-se através de um tipo espefícico de organização, de estrutura gramatical, de vocabulário, de contexto em que circulam, entre outros. Em outras palavras, gêneros são modelos que atendem a uma demanda discursiva específica.

Por exemplo, uma receita tem como função sociocultural "ensinar" a fazer determinado produto/alimento. Além disso, tem um formato único que o diferencia dos demais gêneros: contém uma lista de ingredientes e um tópico com as instruções de como fazer.



Dessa forma, quando reconhecemos o formato (layout) de uma receita e conhecemos sua finalidade, sabemos que não estamos lendo uma notícia, uma crônica ou uma história em quadrinhos. Também são exemplos de gêneros: o email, a carta, o conto, o romance, o verbete, a bula, a poesia, etc.

Até a próxima carona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário