sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comandos de Questões

Perdeu essa carona? Eis aqui uma revisão.

De início pode parecer estranho estudar esses tais comandos de questões. Mas na prática, prática mesmo, estudá-los nos fará um bem enorme, visto que todos esses comandos aparecem constantemente nas provas e nos exercícios que realizamos dentro e fora de sala de aula.

A começar, comandos de questões são verbos no imperativo, e por estarem nesse modo verbal, normalmente sugerem uma ordem ou uma instrução. Ao conhecê-los, somos capazes de corresponder ao que está sendo pedido nas questões. Quando não conseguimos compreendê-los, não mais estamos tão aptos a responder as questões com segurança e clareza.

Disponibilizo abaixo uma lista com uma quantidade razoável de comandos. É importante que uma pesquisa sobre significados e definições seja feita a partir de um dicionário. Aproveite os links ao lado para realizar essa tarefa.

Lembre-se de que ao pesquisarmos no dicionário, encontraremos diversos significados e exemplos para um mesmo vocábulo. Devemos sempre optar por aquele que melhor definir o comando quando pensamos em questões. Não esqueça de procurar os verbor no infinitivo. Afinal, não há entrada para verbos flexionados no dicionário. Se você deseja procurar "cite", certamente deve procurar "citar".

Lista:
Cite - Discorra - Explique - Comente - Compare - Discuta - Disserte - Justifique - Classifique - Complete - Destaque - Resuma - Assinale - Relacione - Selecione - Retire - Transcreva - Retire - Diferencie - Exemlifique - Critique - Analise

Siga o exemplo em seu caderno:

Cite (Citar)
! Fazer menção ou referência a algo (ex.: citou as vantagens e as desvantagens). = mencionar, referir
². Apontar, indicar, referir (texto, fato, etc.).

Discorra (Discorrer)
¹. Discursar, falar.
². Pensar, raciocinar, examinar.

Explique (Explicar)
!. Dar explicação.
². Falar com clareza.
³. Tornar claro e evidente.


Bom trabalho e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário