terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Coordenação

C-o-o-r-d-e-n-a-ç-ã-o?

Ora! Na escola, quando pensamos em coordenação, pensamos logo na coordenadora, aquela pessoinha que sempre vem na sala dar bronca e que também é responsável por várias outras atividades escolares.

Na língua portuguesa, a coordenação é um fenômeno parecido com a atividade que essa pessoinha realiza (esqueçam nesse momento a questão das broncas). Coordenação aqui é o resultado do ato de "coordenar elementos". Nesse sentido, é como dizer "ordenar elementos" ou "organizar em ordem".

Assim como a coordenadora da escola coordena os professores, os alunos e os inspetores, as conjunções coordenativas coordenam termos de mesma função e até mesmo orações sintaticamente inteiras (quero dizer: completas, independentes - com sujeito, predicado, objetos, etc).


Vejamos o que os gramáticos dizem a respeito da coordenação:

Segundo Kury (2002), “se todas as orações de um período são independentes, isto é, têm sentido em si mesmas, e poderiam, por isso, constituir cada uma um período, diz-se que o período é composto por COORDENAÇÃO. Exemplo: “Aqui estou, aqui vivo, aqui morrerei”

Para Celso Luft (1978), “período composto por COORDENAÇÃO: só tem orações independentes” Exemplo: “As saudades me convidam, os suspiros me põem a mesa.” (Quando Celso diz "independentes", ele quer dizer que as orações não dependem umas das outras, podem existir sintaticamente de forma isolada)

Rocha Lima (1998) defende que “A comunicação de um pensamento em sua integridade, pela sucessão de orações independentes – eis o que constituí o período composto por COORDENAÇÃO”

Em Cunha & Cintra (1985) notamos que em “As horas passam, os homens caem, a poesia fica” vemos que as três orações são da mesma natureza, pois: a) são autônomas, INDEPENDENTES, isto é, cada uma tem sentido próprio; b) não racionam como termos de outra orarão, nem a eles se aferem: apenas, uma pode enriquecer a com o seu sentido a totalidade da outra. A tais orações autônomas dá-se o nome de COORDENADAS e o período formado por elas se diz período composto por coordenação.

Bechara (1987) afirma que "Chama-se coordenação a seqüência de orações em que uma não exerce função sintática de outra. Exemplo: — Ouve e obedece aos teus superiores."

Pescou? Então até a próxima carona!

2 comentários:

  1. Gostei de ter esquecer as broncas haha
    Muito esclarecedor.
    Vamos divulgar mais esse blog ai ein.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. O estudo do período composto com suas orações coordenadas e subordinadas é sempre uma pedra no meu do caminho de muitas pessoas. Falar sobre esse assunto é sempre necessário. Bem legal a apresentação de vários concepções sobre a coordenação, Portuga!
    Quem quiser completar o estudo lendo sobre as orações subordinadas é só acessar: http://www.desconversa.com.br/portugues/page/2/

    Até mais!

    ResponderExcluir