sábado, 11 de dezembro de 2010

Os Elementos da Comunicação

“A comunicação confunde-se com nossa própria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja através da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e até mesmo através do manuseio de documentos, jornais e revistas”

Quando pensamos em comunicação, naturalmente pensamos que o ato de comunicar é simples. Acostumados e já programados para interagir através da comunicação, esquecemo-nos de elementos básicos sem os quais a comunicação não seria perfeita. Em cada ato de comunicação que realizamos, notamos a presença de elementos assim conceituados por R. Jakobson:

Emissor ou remetente: Aquele que deseja fazer comunicação, transmitir mensagem.

Destinatário: Aquele que recebe a mensagem transmitida pelo emissor ou remetente.

Mensagem: Aquilo que é transmitido, o conteúdo expresso pelo emissor ao destinatário

Canal de Comunicação: É o meio pelo qual a mensagem será transmitida (carta, jornal, televisão, telefone)

Código: A maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons, etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.

Referente: É o contexto relacionado ao emissor e ao receptor.

"Como assim, professora?"

Ora, imagine-se na seguinte situação:

Você liga para o seu pai e diz: - Pai, você pode trazer um bolinho Ana Maria?

Teremos a seguinte identificação de elementos:

- Emissor: você (aquele que liga e transmite mensagem)

- Receptor: seu pai (aquele que recebe a mensagem)

- Mensagem: "Pai, você pode trazer um bolinho Ana Maria?"

- Código: língua portuguesa (Afinal, vocês utilizaram esse código para estabelecer comunicação)

- Canal: o telefone

- Contexto: a situação em si, do ato de fazer um pedido em tais condições.

Lembrem-se sempre que a partir do momento em que um desses elementos falha, a comunicação ou não acontece de fato ou não se completa. Imagine, por exemplo, se a ligação tivesse caído no momento da comunicação... certamente seu pai não saberia o que você deseja e seu pedido não aconteceria, colocando abaixo todo o processo.

Outro ponto interessante a se notar é que, na maioria dos casos, a comunicação não se dá entre pessoas que utilizam códigos distintos, visto que o código precisa ser combinado e reconhecido pelo emissor e pelo receptor. Já imaginou um brasileiro que não fala chinês tentando se comunicar com um chinês que não fala português em uma pastelaria? Fato que não daria certo!

Fique sempre atento aos elementos de comunicação, relembrando sempre a importância de cada um deles dentro do ato comunicativo.

Até a próxima carona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário